O deputado Murilo Galdino (Republicanos), líder da bancada federal, em entrevista nesta quarta-feira (04), expressou confiança de que o nome de seu correligionário e colega de bancada Hugo Motta (Republicanos) será praticamente um consenso entre os parlamentares para assumir a presidência da Câmara dos Deputados em 2025.
Galdino destacou o amplo apoio que o deputado paraibano já conquistou entre diferentes grupos políticos.
“Fico muito feliz, essa é uma recompensa do trabalho dele, de Hugo, que faz um grande trabalho em Brasília. Parabenizo o presidente nacional que abriu mão da disputa para prestigiar Hugo e tenho certeza que mais apoios virão. Vamos continuar trabalhando e a Paraíba terá a oportunidade única de ter um presidente no poder que vai lutar mais ainda pelos interesses do estado. Então ele será o candidato quase que consenso da Câmara toda, sendo o candidato do governo, do próprio Lira, de vários partidos da base e do centro, e essas inscrições já devem acontecer no mês de janeiro para que a eleição se realize em fevereiro do ano que vem”, afirmou Galdino, indicando um cenário favorável para Motta na disputa.
A declaração de Galdino vem após o anúncio de que o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara. Pereira, que até então era considerado um dos principais concorrentes ao cargo, decidiu apoiar a candidatura de Hugo Motta, fortalecendo ainda mais o nome do parlamentar paraibano na corrida pela liderança da maior casa legislativa do país.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados está marcada para fevereiro de 2025, e com o apoio de figuras-chave como o presidente da Casa, Arthur Lira, além de diversos partidos da base governista e do centro, Hugo Motta emerge como um forte candidato para ocupar o cargo.
Atualmente, a Paraíba conta com um representante na vice-presidência do Senado Federal, o senador Veneziano Vital, do MDB.
O último paraibano na Câmara foi Efraim Morais no ano de 2003.