O ex-vereador de Campina Grande e da cidade de Boa Vista, Orlandino Pereira Farias, morreu na tarde desta segunda-feira (18), aos 90 anos de idade. Ele foi vereador por oito mandatos em Campina Grande e um mandato em Boa Vista, sua cidade natal.
Orlandino estava hospitalizado na Clínica Santa Clara devido a problemas cardíacos e renais. O corpo será velado na residência do ex-vereador, em Boa Vista. O sepultamento está programado para esta terça-feira (19), em Boa Vista. O político deixa a viúva, quatro filhos e netos.
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) enfatiza que o ex-vereador trabalhou como agricultor, dono de bar e mascate, vendendo roupas e miudezas no lombo de um jumento nas localidades do Compartimento da Borborema, construindo por onde passou amizade e simpatia.
No entanto, a vida política de Orlandino foi iniciada mesmo no começo dos anos 70. Como na época a escassez de ambulância era grande, na região de Campina Grande, Orlandino passou a ser solicitado para conduzir pessoas doentes e parturientes, no seu carro, para hospitais e maternidades, principalmente durante à noite.
Em 2011, após deixar a titularidade na Secretaria de Agricultura, Orlandino foi convocado pela Câmara Municipal a assumir a vereança, após uma vacância no legislativo, somando assim sua sétima legislatura. Em seguida, apesar dos seus 72 anos, Orlandino enfrentou mais uma disputa eleitoral e em 2012 foi eleito para o oitavo mandato, na Câmara Municipal de Campina Grande.
O 1º vice-presidente do senado e senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), emitiu nota de pesar através de uma vídeo-mensagem publicada nas suas redes sociais pela morte do amigo e ex-vereador Orlandino Farias. De acordo com o senador, Orlandino, em toda sua vida, foi “uma figura vertical, íntegra e exemplo de ser humano”. “Fará muita falta”, declarou o senador.
“Eu cheguei nesta madrugada de viagem ao exterior e tive uma das mais tristes noticiais, mesmo evidenciando que a ‘morte’ faz parte desse mistério que é a vida e a finitude humana. Há poucos minutos recebi a notícia de que nosso velhinho Orlandino Farias se despediu da gente. Eu não preciso dizer o quão forte foi a nossa relação ao longo desses trinta anos. Uma figura vertical, íntegra e amiga que fará muita falta. Um abraço meu velhinho”, disse Veneziano.