Infraestrutura é destaque no último semestre na cidade de Livramento

Mesmo diante das demandas do período eleitoral, a Prefeitura Municipal de Livramento, em Livramento, Paraíba, continuou trabalhando na infraestrutura da cidade, segmento que sempre foi tido como um dos carros-chefes da gestão atual.

O prefeito Nananda Barboza, que sempre acompanha as obras pessoalmente, vem expondo em suas redes sociais, desde o início de julho, a recuperação de estradas vicinais (via rural que liga localidades ou cidades vizinhas), processo essencial para garantir acesso às comunidades rurais do município. Durante a execução, o gestor pontua o aproveitamento completo do serviço: “a gente consegue potencializar o serviço, limpando um barreiro do nosso agricultor, para, consequentemente, ele armazenar mais um pouco de água. E esse material que sai daqui, desde que seja de qualidade, a gente leva para as estradas, para que a gente possa forrar elas, garantindo assim, mais comunidade, mais segurança, e ela fique de qualidade, como nossa população merece.” Nananda reitera que esse trabalho duplo é ainda mais interessante, pois resulta no melhor aproveitamento dos recursos públicos economicamente falando.

No quesito pavimentação, o prefeito também acompanhou a construção de ruas, chamando atenção para Rua Ercília Carolina Vieira, no Bairro Santa Terezinha, que foi contemplada com um recurso, junto ao Deputado Federal Wellington Roberto, no valor de 287.305,00 reais. Em 14 de agosto, a obra, claramente extensa, estava concluindo mais uma etapa para ser entregue com a devida qualidade. A mesma, diz respeito ao segmente que está diretamente ligado à nova creche, um prédio que vem sendo construído com capacidade de receber cerca de 100 crianças, e é fruto de uma parceria com o Governador João Azevedo e o Deputado Estadual Adriano Galdino, que destinaram, em média, 1.116.000,00 reais. A pretensão é de que o espaço faça parte de um novo bairro da cidade, o Bairro Nossa Senhora do Livramento.

Além das supracitadas, há mais uma obra que vem sendo muito bem recebida pelos munícipes desde seu primeiro anúncio: a reforma da Praça Generosa Cecília, localizada no Assis Freire.

Em conversa com o arquiteto responsável pela obra, Artur Matias, foi esclarecido os principais processos e implicações de tal serviço, que é fruto de uma feliz parceria entre a equipe do profissional e a prefeitura. Para Arthur, ficou evidente o entusiasmo do Prefeito por ideias inovadoras e seu compromisso com o bem-estar da população desde o início. “Quando fomos convidados pelo prefeito Nananda para projetar a nova Praça Generosa Cecília, fomos imediatamente cativados pela história rica desse espaço. Ele nos contou como, em tempos passados, a praça era o coração da sociabilidade em Livramento, sendo o ponto de encontro onde as pessoas se reuniam para assistir televisão ao ar livre, uma prática comum em cidades pequenas. Inspirados por essa narrativa, definimos como principal objetivo resgatar o papel da praça como ponto central de convivência, criando um espaço atrativo para todas as faixas etárias e promovendo o que chamamos, no urbanismo, de urbanicidade: o encontro de diferentes pessoas em um mesmo local”, comentou.

A partir disso, o profissional estabeleceu premissas para cumprir com o projeto de forma que atendesse perfeitamente às necessidades, sendo elas: Diversidade de Espaços, Integração dos Espaços, Desenho Dinâmico e Funcional e Fonte como Elemento Inovador. Embasado em estudo e pesquisa, Matias uniu elementos da arquitetura e urbanismo para criar um espaço dinâmico, inclusivo e funcional. “A Praça

Generosa Cecília não apenas resgata sua importância histórica, mas também  reinventa seu papel, tornando-se um local de convivência ativa e promotora de  encontros entre diferentes gerações. Assim, acreditamos que a praça se consolidará como um verdadeiro símbolo da vida comunitária em Livramento”, disse.

Por fim, o arquiteto ainda discutiu sobre a necessidade desse espaço, onde se  promove tanto a qualidade de vida física, quanto a mental. Em se tratando de execução, ele pontuou que não existem grandes dificuldades técnicas, mas que se trata de um projeto repleto de detalhes e soluções específicas, o que exige atenção minuciosa por parte da equipe responsável. Para a obra, serão investidos 275.000,00 reais, recurso adquirido com o Senador Veneziano Vital.