O presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano e prefeito de São João do Tigre, Márcio Leite, afirmou na tarde desta quarta-feira (26), que estará empenhado para garantir a inclusão de diversos município da região que foram excluídos da primeira relação do pagamento do programa Garantia-Safra 2023/2024.
Na Paraíba, ao todo 65 municípios foram prejudicados, sendo 20 municípios da região do Cariri.
De acordo com o prefeito Márcio Leite, a entidade irá buscar se reunir com a Coordenação-Geral do Garantia-Safra, vinculada à Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), para que adote as providências cabíveis para proceder com a notificação formal dos municípios que não conseguiram comprovar perdas agrícolas na safra 2023/2024.
“Precisamos entender esse critério, pois tem municípios que registraram os menores índices pluviométricos do estado e não foram contemplados. Iremos buscar apoio da nossa bancada federal para garantir que esse direito dos municípios que foram prejudicados seja alcançado.
O Garantia Safra é um programa do Governo Federal que assegura apoio financeiro a agricultores familiares que sofrem perdas na produção devido a condições climáticas adversas. A exclusão dos municípios causou revolta entre os trabalhadores rurais e gestores, que agora aguardam um posicionamento das autoridades responsáveis.