O prefeito de Boa Vista, Fernando Aires, declarou indignação pela retirada da cidade do Programa Garantia Safra 2023/2024. A exclusão afeta um contingente superior a 300 famílias e segundo o prefeito, precisa ser revista em defesa dos pequenos agricultores e da produção agrícola da cidade do cariri paraibano.
De acordo com ele, o cenário de estiagem que afetou a lavoura é inquestionável, e os agricultores precisam do recurso para amenizar o impacto negativo que tiveram com as perdas de produção.
Fernando Aires disse que a gestão municipal irá acionar os órgãos cabíveis para reverter a decisão. “Não podemos aceitar uma injustiça como esta, pois a retirada de Boa Vista do programa deixa nossos agricultores sem um direito que eles têm, aumentando os desafios impostos pela estiagem”, disse.
Na Paraíba, dos 175 municípios que aderiram ao Garantia Safra 2023/2024, 108 tiveram perda decretada e 65 não tiveram este reconhecimento, dentre eles Boa Vista, um dos municípios com menor índice pluviométrico do estado.