Prefeito Adriano Wolff leva experiencia pioneira de fechamento de lixão de SS do Umbuzeiro para mais de 50 prefeitos paraibanos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

O prefeito Adriano Wolff teve participação de destaque nesta terça feira, em reunião provocada pelo MPPB com prefeitos de mais de 50 cidades cujo tema era o acordo de sustentabilidade em lixões
A reunião aconteceu na Promotoria de Justiça de Campina Grande, às 14h30 desta terça-feira, reunindo gestores de 53 cidades.
O Ministério Público da Paraíba está retomando a articulação com 123 prefeitos de municípios nas regiões do Agreste e Sertão paraibanos, para que eles assinem acordos de não-persecução penal se comprometendo a dar a destinação correta ao lixo produzido em suas cidades, até o dia 1 de dezembro de 2020.
A medida faz parte do projeto “Fim dos Lixões”, que está sendo desenvolvido desde 2018 e inclui também a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs) para a recuperação das áreas degradadas pelo depósito de dejetos a céu aberto, no prazo de cinco anos. As reuniões ocorrerão em três cidades-polos: Campina Grande, Patos e Souza, nesta terça e quarta-feira (5 e 6/11).
O Ministério Público está apresentando aos municípios experiências exitosas de outras cidades do país com características semelhantes às da Paraíba que investiram em coleta seletiva, em compostagem e conseguiram reduzir significativamente a produção de resíduos e dar a destinação correta ao lixo.
Na Paraíba, o fechamento do lixão de SS do Umbuzeiro foi pioneiro e por isso o prefeito Adriano explanou sobre o processo e as decisões que tomou como administrador.
O município de São Sebastião do Umbuzeiro, que integram a 3ª microrregião, se antecipou ao chamamento do Ministério Público e fechou o seu lixão no último dia 15 de outubro.
O lixo produzido em São Sebastião do Umbuzeiro está indo para Arcoverde/PE
FÁBIO BRITO