O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, faz, nesta quinta-feira (22), mais uma vistoria técnica nas obras do eixo leste das obras de transposição das águas do rio São Francisco. Ele chega a Sertânia (PE) acompanhado do senador paraibano José Maranhão (PMDB). O DNOCS confirmou que as águas da transposição chegam em território paraibano no próximo dia 5 de março.
A informação foi revelada em primeira mão no programa ‘Correio Debate’, da TV Correio, pela jornalista Lena Guimarães, colunista do jornal Correio da Paraíba. O diretor do DNOSC na Paraíba, Alberto Gomes, já repassou ao ministro a informação de que essa medida antecipa em um dia a chegada das águas. O presidente Michel Temer chega à Paraíba no dia seguinte, onde comanda a solenidade de inauguração das obras do eixo leste.
O ministro Helder Barbalho vista, ao lado de Maranhão, o manancial de Coipiri, em Pernambuco, onde foi instalada uma das bombas cedidas pela Sabesp (Companhia de Água e Esgoto de São Paulo), que acelerou o fluxo das águas pelo canal e é a responsável direta pelas 24 horas de antecipação. Pelos cálculos de engenharia, as águas chegam na Paraíba entre as 9h e meio-dia.
Helder Barbalho e comitiva inspecionam também o funcionamento da última bomba elevatória do canal antes de chegar à Paraíba. A EV 6 fica a 35 quilômetros da cidade de Monteiro.
Nesta quarta-feira (21), representantes do Governo do Estado, do Ministério Público, do DNOCS, da Prefeitura de Monteiro e do Ministério da Integração fecharam um acordo para identificar e obstruir todas as ligações clandestinas para despejo de esgotos no canal da cidade. O trabalho será conjunto. Segundo o procurador geral de Justiça, Betrand Asfora, “cada um fará sua parte” para que não haja atraso nenhum na entrega do eixo leste da transposição.
CARIRI EM AÇÃO
Com Pòrtal Correio/Foto: Reprodução Google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 99418939.