Falsa proposta de emprego: Trabalhadores denunciam golpe no Sertão paraibano

No Sertão do Estado, cerca de 600 trabalhadores caíram em um golpe.

Eles são da Bahia e vieram à Paraíba para garantir uma proposta de trabalho que não passava de um golpe.

Os trabalhadores viajaram quase 500 quilômetros até a Paraíba.

Eles teriam recebido a proposta de emprego na cidade de Sousa e ainda precisaram arcar com os custos da viagem.

– Todos que se encontram aqui são de Paulo Afonso e região, naquela circunvizinhança. Nós viemos para cá através de um rapaz chamado Diego, é o representante da empresa, ele se apresentou como representante da empresa, dizendo que aqui na cidade de Sousa, na Paraíba, teriam obras a serem realizadas e quando chegamos aqui a realidade foi outra – disse o carpinteiro Cleriston Nunes.

Seu José ajudou a reunir os trabalhadores para a viagem. Eles ficariam responsáveis pela construção de casas e a obra duraria dois anos.

Cada um pagou a quantia de 380 reais para poder vir para a Paraíba.

– Estamos agora na Paraíba sem emprego, sem ter onde ficar e eu ainda sendo ameaçado, porque estão achando que peguei dinheiro do pessoal, sendo que eu sou uma vítima igual aos outros – disse José Ferreira.

O empresário da Bahia teria oferecido as oportunidade de emprego por um anúncio na internet.

Os benefícios eram muitos. Além do salário, os trabalhadores teriam garantia de hospedagem e alimentação.

– A gente dormiu no chão, a gente não tinha água para beber. Tinha que tomar água salobra, que é água de poço. Depois começaram a providenciar. Só que antes de eles instalar a gente, deixar a gente bem instalado, eles tavam pedindo mais, só remessa e mais remessa de peão. Ai quando os peão chegava, a situação complicava mais – disse o armador Cleuson Bezerra.

Uma das preocupações dessas pessoas é em relação ao coronavírus. Eles estão em grande número e aglomerados em um espaço pequeno.

A Prefeitura de Sousa está acompanhando o caso e fornecendo alimentação e assistência para que os trabalhadores consigam voltar para casa.

– A Secretaria irá fornecer alimentação. Nós já estamos aqui fazendo a logística de onde nós iremos receber esses homens para a gente providenciar a alimentação hoje e providenciar a ida para eles – destacou Adriana Bezerra, diretora da Secretaria de Ação Social.

Os trabalhadores foram até a delegacia de Sousa para denunciar o golpe, que deve ser investigado pela Polícia Civil da Bahia.

O empresário citado não atendeu as ligações da reportagem.

*com informações do JPB