Paraíba entra na fase de mitigação após declaração de transmissão comunitária no país

Com a declaração de transmissão comunitária em todo território brasileiro, declarado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério da Saúde, acontece uma mudança de fase na execução do Plano de Contingência na Paraíba com relação ao novo coronavírus (Covid-19). Inicia-se a fase de mitigação. Ou seja, serão notificados e identificados apenas casos graves – pessoas que apresentam falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso de antitérmicos.- Continua depois da publicidade –

Recém-nascidos, gestantes e puérperas (até 45 dias após parto), idosos e pessoas com doenças crônicas devem procurar assistência médica para devida assistência e devem ser priorizados no atendimento.

A orientação do Ministério da Saúde é não testar mais casos leves nem assintomáticos.

Os casos leves que podem chegar até 80% dos casos irão se comportar como um quadro gripal leve, cujos cuidados que devem ser seguidos passam por manter o isolamento domiciliar, boa hidratação e alimentação e seguir as medidas de etiqueta respiratória.

Unidades de Saúde, públicas ou privadas devem ser deixadas para aqueles que necessitam de maior atenção, para evitarmos colapso em toda rede de saúde. As referências já definidas permanecem e deveram ser ocupadas pelos casos graves.

Com Paraíba já