Lideranças políticas e religiosas do Congo se unem para realizar campanha solidária

Na tarde desse sábado, dia 28 de março, lideranças políticas e religiosas do município do Congo se uniram para planejar ações de enfrentamento ao período crítico de isolamento social que o mundo vivencia e que afetará a economia e a renda das famílias, principalmente os trabalhadores informais.

O grupo discutiu a falta de meios de sobrevivência para as famílias mais carentes do município, a necessidade de toda população cumprir as determinações de isolamento social para evitar a contaminação do Covid-19 e como as lideranças políticas, religiosa e toda população podem contribuir para amenizar os efeitos da pandemia.

A iniciativa tem como objetivo arrecadar e doar alimentos para as famílias necessitadas, através da Campanha Congo Solidário. As principais deliberações do grupo foram que:

1 – A igreja católica e igrejas evangélicas presentes na reunião serão responsáveis pela arrecadação de doações de alimentos realizadas pela população;

2 – As igrejas também serão responsáveis pela entrega dos alimentos às famílias mais necessitadas;

3 – As lideranças políticas presentes na reunião afirmaram o compromisso de doar uma parte de seu salário para aquisição de alimentos que também serão distribuídos pelas igrejas;

4 – Para aqueles que preferem contribuir com dinheiro, será criada uma vaquinha virtual que também ajudará na arrecadação de doação de quem residem em localidades;

5 – A distribuição dos alimentos será de forma natural, como as igrejas já fazem, para evitar qualquer tipo de aglomerações. O diferencial é a campanha de arrecadação de populares e de lideranças, que vai contribuir com o aumento da ação de solidariedade;

6 – As compras de alimentos com dinheiro arrecadados através das doações prioritariamente devem ser realizadas dentro do município, para fortalecer os pequenos negócios e produtores locais.

Estavam presentes na reunião, o vice-prefeito Rozemário Sousa, os vereadores Lenilson Bezerra (presidente da Câmara), Jucélio Quintans, Aderaldo Pereira, Fabiano Fernandes (Bolachinha), a ex-primeira-dama Flávia Sousa, que representou o ex-prefeito Romualdo. Já representando a Igreja Católica, o Senhor José Carlos; representando as Igrejas Evangélicas: o senhor Josildo Beroaldo (Didi), Pastor Ivanilson, Pastor Nildo, Irmão José e a Missionária Mônica.

O vereador Jorge Bedeu e os pastores das Igrejas Assembleia de Madureira, Plenitude e  Jesus Cristo é o Senhor, não estiveram presentes na reunião, mas se comprometeram em apoiar a campanha.

No planejamento das ações, autoridades citaram o grupo de ciclistas do Congo, como exemplo de iniciativa solidária, quando os mesmos fizeram uma campanha para arrecadar ajuda para a população de São Sebastião do Umbuzeiro que vem sofrendo com os efeitos causados pelo rompimento de barragens e inundações da cidade.

As lideranças enfatizaram a importância desse e de outros grupos de jovens para apoiar a Campanha Congo Solidário.

Além dos encaminhamentos as lideranças presentes, fizeram o apelo para que a população obedeça às determinações de isolamento social, que fiquem em casa, como medida de nos protegermos, cuidar da nossa família e do nosso município.