Especialista comenta as principais mentiras

Alho, cachaça, chá, água quente, fazer gargarejo, Vitamina C com Zinco, Vitamina D, beber água a cada 15 minutos, evitar tomar sorvete para combater o coronavírus. No Dia 1ª de abril, Dia da Mentira, fizemos uma seleção das inverdades que certamente você ouviu ou até já fez para se prevenir da COVID-19. O médico infectologista do Hapvida em João Pessoa, Fernando Chagas, afirma que não existe uma fórmula para matar o vírus, que tem causado tanto medo na humanidade pela sua rápida disseminação.


“Na verdade, ao contrair o vírus, se a pessoa não evoluir para forma grave, obviamente, a tendência é que o próprio organismo do indivíduo tende a destruir o coronavírus”, afirma.

A luta contra as fake news envolvendo a COVID-19 é diária. “O número de informações que chegam via internet, principalmente por meio das redes sociais é imenso, mas precisamos ficar atentos ao que realmente é verídico e o que não se encaixa na realidade. Por exemplo, têm circulado a informação de que o vírus é fraco, não resiste ao calor e temperaturas de 26°C ou 27°C já matam o vírus e isso não é verdade.

“No caso do calor, existem estudos mostram que lugares de temperatura elevada o vírus passaria menos tempo nas superfícies. Esse fato pode assegurar uma possível diminuição da transmissão, mas fora isso o calor não mata o vírus na temperatura ambiente”, esclarece.