O corpo de Dom Marcelo Carvalheira, arcebispo Emérito da Paraíba, deve chegar na tarde deste domingo na Catedral da Luz, em Guarabira, no Agreste paraibano, para o velório. Dom Marcelo morreu na noite de sábado (25) aos 88 anos no Recife, onde morava há mais de 10 anos. A causa da morte não foi informada, mas, de acordo com Arquidiocese da Paraíba, dom Marcelo Carvalheira estava com a saúde debilitada, muito por conta da idade avançada. Ele morreu a caminho do hospital.
O corpo de dom Marcelo Carvalheira vai ser velado na manhã deste domingo (26) na Catedral da Sé, em Olinda, Pernambuco. A missa de corpo presente acontece à tarde, com horário previsto para às 16h. Após a missa, o corpo vai ser levado para a Catedral da Luz, em Guarabira, no Agreste da Paraíba, onde será velado durante a noite.
Na segunda-feira (27) pela manhã, acontece uma missa em Guarabira e logo após o corpo será levado para João Pessoa, com chegada prevista para às 9h30. O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e o sepultamento está marcado para às 16h, em João Pessoa.
O vigário geral da Arquidiocese da Paraíba, monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida, lamentou a morte do arcebispo emérito. “Agora, no dia da Anunciação, do Martírio de Dom Oscar Romero, Dom Marcelo faz sua Páscoa e no céu vai encontrar Dom Helder, Pe. Ibiapina e muita gente do povo de Deus”, afirmou.
Biografia
Dom Marcelo Pinto Carvalheira nasceu no dia 1º de maio de 1928 no Recife. Arquidiocesano de Olinda em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia. Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma. Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o Regime Militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.
No dia 29 de outubro de 1975, o jovem padre Marcelo Pinto Carvalheira foi nomeado pelo Papa Paulo VI o Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, ficando sob sua responsabilidade a organização de uma nova Diocese no Brejo paraibano. Ele foi ordenado bispo no dia 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.
Dom Marcelo foi nomeado 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba após renúncia de Dom José Maria Pires. Dom Marcelo tomou posse em janeiro de 1996 e solicitou da Sé Apostólica a concessão do título de Basílica Menor à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves. Em 1997, após reforma do templo, o título é concedido pelo Papa João Paulo II.
Entre 1998 e 2004, Dom Marcelo Carvalheira foi vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao atingir a idade limite para o governo diocesano, Dom Marcelo solicitou sua renúncia e deixou a Arquidiocese da Paraíba no dia 5 de maio de 2004. No mesmo dia, Dom Aldo di Cillo Pagotto, então Bispo de Sobral (CE), para assumou a Arquidiocese da Paraíba. Após a renúncia, Dom Marcelo passou a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda, e posteriormente se mudou para o Recife.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1- PB/ Foto: Reprodução
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 994189.