Na linha de frente contra a Covid-19, médicos e enfermeiros do DF revelam emoção ao embarcar para Manaus

Médicos e enfermeiros do Distrito Federal embarcaram para Manaus, no Amazonas, na manhã desta quarta-feira (6) com o desafio de atuar no combate ao novo coronavírus. Na bagagem, além do conhecimento, a emoção de ajudar a região do país onde até esta manhã havia 8 mil pessoas infectadas e mais de 600 mortes causadas pela pandemia.

A enfermeira Giuliana Barbosa mora na região do Gama. Ela conta que o embarque mistura dois sentimentos.

“Vou de coração apertado, mas com orgulho e representando a classe da enfermagem. Vou fazer o meu trabalho.”

Médicos e enfermeiros do DF embarcaram para Manaus — Foto: TV Globo/Reprodução

Médicos e enfermeiros do DF embarcaram para Manaus — Foto: TV Globo/Reprodução

Experiência

Ana Carolina Araújo é medica e mora na Asa Sul, em Brasília. Ela se formou em medicina há um mês e explica que teve o apoio da família para ajudar no combate ao coronavírus em Manaus.

“Estou deixando a minha família, meus amigos, meu namorado.Todos me apoiaram muito e falaram ‘vai , daqui a pouco você está de volta’. Vai ficar tudo bem.”

Ana lembra que não pensou duas vezes em dizer “sim” quando recebeu o telefonema do Ministério da Saúde. “Não tem muito uma super explicação não, sendo bem sincera. Foi uma intuição mesmo e, o meu coração falou para eu ir” explica.

“Eu me formei agora, acho que eu tenho a chance de poder fazer um pouquinho quem tá precisando mais.”

Esse mesmo sentimento move o enfermeiro Ivan Rodrigues. Do grupo, ele é quem trabalha há mais tempo na área da saúde, são 11 anos de experiência.

Ivan explica que quer tirar o máximo de proveito dessa experiência nos próximos seis meses. “Esse é um momento de estudo e aprendizado para toda classe científica, para todos os profissionais. É um momento nunca visto na história e eu quero aprender muito”, justifica.

“A gente fica preocupado, a gente pensa na família e pensa nos filhos.”

O enfermeiro sabe que vai ser difícil. Mas dedica o trabalho aos dois filhos, que ficam em Brasília. “A gente vai voltar Giuliane e Samuel e a gente vai cumprir o nosso papel”, desabafa Ivan, antes de embarcar.

‘Heróis anônimos’

Médicos e enfermeiros do DF são homenageados em voo para Manaus: 'Heróis anônimos'

00:00/01:40

Médicos e enfermeiros do DF são homenageados em voo para Manaus: ‘Heróis anônimos’

Na terça-feira (5), um outro grupo de médicos e enfermeiros do DF também embarcou para Manaus. Eles vão reforçar as equipes no atendimento aos pacientes com a Covid-19, em hospitais de campanha.

Durante o voo, o comandante da aeronave fez uma chamada com o nome dos 14 profissionais de saúde e anunciou aos passageiros que eles eram “heróis anônimos” (veja vídeo acima).

“Todas as pessoas que ficaram de pé são profissionais da saúde. Neste momento, cada um deles está deixando suas famílias em casa, mudando de cidade e embarcando em uma missão honrosa”, disse o comandante.

O comandante justificou a homenagem ressaltando que eles “trocaram as capas [dos super-heróis] por jalecos e, assim, como nos filmes, merecem os créditos por tanta dedicação”, ao pedir aplausos para o grupo.

Reforço

Paciente com coronavírus é atendido no Hospital Municipal Gilberto Novaes em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno Kelly
Paciente com coronavírus é atendido no Hospital Municipal Gilberto Novaes em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Paciente com coronavírus é atendido no Hospital Municipal Gilberto Novaes em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno Kelly

O Ministério da Saúde está reforçando a equipe médica em Manaus. Desde meados de abril, foram enviados médicos e enfermeiros, de pelo menos seis estados brasileiros, para o Amazonas.

O sistema público de saúde do estado vem apresentando dificuldade para atender a alta demanda causada pela pandemia. Nesta semana, ele operava com cerca de 90% dos leitos ocupados.