A Páscoa, assim como outras datas comemorativas, tem sido um bom período para os negócios. Além dos chocolates, a data também pode ser favorável a outras oportunidades, como a venda de vinhos, pescados e condimentos, serviços turísticos, bares, restaurantes e até a manutenção de veículos para aqueles que irão viajar de carro no feriado. Para quem já tem o próprio negócio ou para quem deseja empreender apenas nesta época do ano, criatividade, inovação e planejamento são fundamentais.
“Estabelecimentos de alimentação fora do lar, padarias, adegas e peixarias oferecem produtos e serviços com grande demanda neste período da Semana Santa. É importante, portanto, organizar o estoque, treinar as equipes e investir na decoração e na divulgação. O empresário pode aproveitar esta época para fidelizar o cliente e construir relacionamentos duradouros”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues.
Ela acrescenta que é fundamental ter as estratégias bem pensadas antes das datas comemorativas. “Mesmo os períodos de crise geram oportunidades de negócios. O empreendedor que conseguir enxergar essas oportunidades, terá sucesso. O grande cuidado é fazer um bom planejamento, correr riscos calculados para transformar uma boa ideia em um negócio rentável. Para isso, é necessário fazer um plano de negócios bem estruturado e estudado”, completou a analista do Sebrae.
Com relação aos bares e restaurantes, a analista lembra que é importante estar atento às boas práticas na manipulação dos alimentos, para reduzir o desperdício de alguns produtos, seguir as regras de higiene e melhorar o ambiente de trabalho. “Essas boas práticas devem ser seguidas tanto para quem tem a própria empresa, quanto para quem vai fazer chocolates em casa, por exemplo. A higiene e a qualidade dos produtos são fundamentais”, disse.
Para quem vai empreender por oportunidade na data, a exclusividade do produto e o atendimento personalizado são os principais diferenciais. “As grandes marcas fazem tudo muito igual, a produção é em série. Os micro negócios devem inovar para competir, oferecendo produtos personalizados, adaptando-os ao gosto de cada cliente. O atendimento diferenciado também pode ser um item inovador, como a entrega em domicílio, embalagem exclusiva, encomenda pelas redes sociais, escolha dos ingredientes pelo cliente, entre outras inovações”, destacou Marielza.
CARIRI EM AÇÃO
Com Ascom Sebrae / Reprodução Google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.