O município de Monteiro possui a terceira gestão mais transparente da Paraíba, segundo o ranking do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Os dados estão disponíveis na plataforma Turmalina, um projeto que tem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como parceiro.
Monteiro alcançou 775 de 880 pontos possíveis e tem a mesma colocação da segunda colocada no ranking que é a cidade Queimadas, no Agreste do estado. Quem lidera a classificação é o município de Boqueirão, também no Cariri, que obteve 795 pontos dos 880 possíveis.
Em sete dos dez quesitos apurados pela plataforma, o município monteirense conseguiu 100% de aprovação (Receitas, Contratos, Convênios, Leis, Usabilidade, Série Histórica e Outros).
O que é e como funciona o projeto?
A Turmalina é o resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para provisão de informações a auditores e gestores além de possibilitar a participação cidadã sobre a fiscalização da transparência dos entes federativos do estado da Paraíba.
Turmalina é uma robô feita para avaliar os portais da transparência dos entes federativos paraibanos. Para isso ela segue um conjunto de instruções, como se fosse um cidadão fazendo a pesquisa.
Após percorrer todo o portal da transparência e pesquisar pelos itens solicitados ela monta um relatório de diagnóstico espelhado no layout padrão do TCE, com as informações consolidadas de cada ente.
Confira a posição de outras cidades do Cariri no ranking 2020 do TCE-PB:
48º lugar – Serra Branca: 700\880
56º lugar – Camalaú: 690\880
94º lugar – São Sebastião do Umbuzeiro: 640\880
125º lugar – Prata: 600\880
128º lugar – Zabelê 590\880
219º lugar – Sumé: 235\880