Um estudo que busca evidências de remédio natural para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está sendo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com os pesquisadores, o trabalho tem o intuito de compreender se o uso concomitante e/ou preventivo de plantas medicinais e aromáticas podem interferir na transmissão e no quadro clínico antes, durante e após a infecção pelo novo coronavírus.
O estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Ciências Agrárias Roberta de Lima, no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano.
De acordo com Marcos Barros, orientador do estudo, a ideia é encontrar evidências para criar um remédio natural que amenize os sintomas, melhorando o quadro sintomatológico ou diminuindo os efeitos maléficos do vírus, estimulando a imunidade do paciente e eficácia no combate à doença.
“Queremos procurar informações e conhecimentos relacionados ao emprego de ervas medicinais e aromáticas, a partir da criação de uma base de dados correlacionada ao contexto da Covid-19”, afirmou Marcos Barros.
De acordo com a pesquisa, se forem encontrados indícios, eles serão apresentados à comunidade científica, aos governos e à sociedade, com o objetivo de formular estratégias para o emprego de plantas medicinais e aromáticas no enfrentamento da enfermidade.
“Essas estratégias poderão resultar em alguma medida comunitária concreta que sirva para mitigar os efeitos maléficos da doença, evitar mais transmissões, reduzir os impactos do surto e apoiar medidas de controle”.
Os pesquisadores pesquisam outras alternativas para o tratamento da Covid-19, como o uso de fitoterápicos. Segundo eles, os resultados da pesquisa poderão ser centrais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).