Primeiro é preciso ficar atento ao aparecimento de sintomas expressivos ou não que podem levar as pessoas a quererem fazer exames ou na duvida de qual exame realizar, considerando sua tipologia e procedimento. Segundo existem dois tipos de testes que estão disponíveis para a COVID-19: Testes que detectam o vírus: são os de biologia molecular (RT-PCR), e Testes que pesquisam os anticorpos que o organismo produz contra o vírus. Esses anticorpos são de dois tipos, IgM e IgG.
Entendendo melhor
O teste que detecta o vírus (RT-PCR) é usado se a pessoa tem sintomas semelhantes à gripe. Ele dirá se a infecção é atual, ou seja, se você foi contaminado pelo coronavírus, mas atenção, se ele der negativo não significa que você não tenha a COVID-19, pois algumas vezes a coleta da amostra não consegue obter uma quantidade de vírus que positive o teste. Portanto, neste caso, você deve procurar orientação médica, pois ou você repete o teste molecular ou você não tem COVID-19 e seus sintomas são devidos a uma outra causa.
O teste que pesquisa anticorpos (IgM e IgG) deve ser realizado quando a pessoa tem sintomas e quer fazer esse teste junto com o teste molecular para aumentar a chance de identificar a presença do coronavírus ou a pessoa não tem sintomas, essa é a grande aplicação desse teste, e deseja saber se ela teve uma infecção anterior, mas que passou despercebida, ou seja, você não teve sintomas ou teve sintomas leves que não considerou.
Se a pessoa testar positivo para COVID-19 por um teste de biologia molecular (RT-PCR), ela está com a COVID-19 e, portanto, medidas de proteção devem ser tomadas, onde o isolamento é necessário para ela e para os outros. Assim, procure orientação de um profissional médico.
Se a pessoa testar positivo para anticorpos, saiba que se for o anticorpo IgM, ele aparece nas infecções recentes, mas, não se esqueça, existe a chance de ser uma IgM falso positiva, e esta é uma possibilidade dos testes de anticorpos. Portanto, isole-se, procure orientação médica e realize o teste que detecta o vírus (RT-PCR).
Se for positivo o anticorpo IgG, provavelmente você teve contato com o vírus previamente e, teoricamente, você está “protegido” da COVID-19. Entretanto, esteja ciente que neste caso também há a possibilidade de ser uma IgG falso positiva. Aguarde 14 dias e repita seu teste usando um teste de anticorpos de procedência diferente daquele que você fez.
O Laboratório Maurilio de Almeida que vem realizando os testes desde o início da pandemia e pode orientar sobre isso.
Se os dois anticorpos (IgM e IgG) estiverem positivos, você pode estar em período de convalescença, ou seja, de recuperação da infecção, mesmo que não tenha sintomas. Se tiver sintomas, realize o teste de RT-PCR e procure orientação médica. Se estiver sem sintomas, aguarde 14 dias e repita seu teste usando um teste de anticorpos de procedência diferente daquele que você fez.