A Guarda Municipal registrou 1.820 multas desde o dia 5 de junho por falta do uso de máscaras. Apenas no último fim de semana, mais de 80 delas foram aplicadas nas areias das praias das zonas Sul e Oeste da cidade. A multa prevista é de R$ 107.
Desde o começo das fiscalizações, em 18 destes casos foi necessário levar o infrator para a delegacia por desacato, desobediência ou resistência, se recusando a fornecer o documento de identificação ao agente.
Um dos casos mais recentes aconteceu na tarde de sábado (18) na Praia de Copacabana, quando um homem teve que ser contido com a ajuda de uma máquina de eletrochoque pelos agentes.
Guarda municipal prende homem em Copacabana usando eletrochoque — Foto: Reprodução
“Para nós é um número alto, porque não gostaríamos de aplicar nenhuma notificação. Gostaríamos que as pessoas entendessem o momento delicado que estamos passando”, explicou Ricardo Soares comandante da Guarda Municipal do Rio, sobre as multas aplicadas pela falta de máscara.
Homem resiste a abordagem da Guarda Municipal e é imobilizado com arma de choque em praia
Segundo ele, a resistência ao trabalho dos agentes não costuma ser comum, mas os guardas que fazem este trabalho já enfrentaram, pelo menos uma vez, alguém reticente ao uso do equipamento de proteção. Ele afirma que já foram registrados casos de agressão contra os agentes.
“É inadmissível que as pessoas, com tanta informação, se tornem alguém que não cumpre as leis em um momento tão delicado como o que estamos passando. O guarda está ali para orientar”, destacou o comandante.
Segundo ele, o trabalho dos guardas é, principalmente, um instrumento de conscientização. Ele destaca iniciativas como o uso de 65 carros de som circulando pela cidade informando a população sobre a necessidade de uso da máscara, de lavar as mãos e do álcool em gel.
Máscaras obrigatórias
Idoso de máscara anda em frente a muro com grafite de criança com máscara contra a Covid-19 no Rio na semana passada — Foto: Pilar Olivares/Reuters
O decreto que tornou obrigatório o uso de máscaras em lugares públicos no município do Rio de Janeiro enquanto durar a pandemia da Covid-19 foi publicado no Diário Oficial do dia 18 de abril.
No domingo (19), Estado do Rio de Janeiro registrou 12.114 mortes por Covid-19 e contabilizou 138.524 casos confirmados da doença.
O número de mortes equivale a “apagar” duas cidades do RJ do mapa. Somadas, as populações de Macuco e São José de Ubá – ou Macuco e Laje do Muriaé, se aproximam do total de mortes.
com g1