O nascer de mais um bebê é motivo de muita alegria e que esse momento possa ser festejado por parentes e amigos, mas atenção. A tradição das primeiras horas após o parto, no entanto, está diferente em tempos de Covid-19. E não é só ela. Os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus forçaram mudanças comportamentais e estruturais nas maternidades desde o pré, passando pelo parto até chegar ao pós, portanto é fundamental a testagem nas mulheres grávidas.
Sobre cuidados específicos neste momento de pandemia, caso a gestante esteja com sintomas gripais leves, ou tenha tido contato com caso confirmado de Covid-19, recomenda-se o isolamento domiciliar por 14 dias, que ela procure agendar o exame nos serviços de drive-thru, e que procure atendimento hospitalar nos casos de agravamento dos sintomas, como febre, falta de ar, dificuldade para respirar.
Não se recomenda a peregrinação dos serviços de saúde em busca de realização do teste ou atendimento de sintomas leves, pois isso aumenta o risco de contaminação de outras pessoas e superlota os serviços de saúde, que já estão sobrecarregados com as demandas. “Nosso trabalho e cuidados continuam intensos, tudo pelo bem estar e a boa saúde dos paraibanos, sejam as mulheres grávidas e o público em geral”, disse Fábio Rocha
A recomendações são as mesmas que para a população geral: isolamento social, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou, na impossibilidade de lavar as mãos, o uso de álcool gel, bem como o uso de máscara. As consultas de pré-natal não devem ser suspensas, porém devem ser otimizadas a somente o necessário.
Vejam bem: um diagnóstico precoce já é uma forma de garantir um tratamento mais efetivo e uma recuperação mais rápida; para a segurança da mãe e do bebê e para isso é preciso reforçar a disponibilidade de testes.
O Laboratório Maurilio de Almeida vem fazendo coleta em domicilio para melhor atender a saúde das mães e dos bebês, e, claro de toda família.