Youtuber de 83 anos diz que gravar vídeos ajuda a enfrentar a quarentena: ‘Só sinto falta do boteco’

Sônia Bonetti, de 82 anos, foi uma das convidadas da live "Agora é Assim".  — Foto: Divulgação

Sônia Bonetti, de 82 anos, foi uma das convidadas da live “Agora é Assim”. — Foto: Divulgaçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Sônia Bonetti, de 83 anos, fala sobre poliamor, casamento sem sexo, legalização de drogas, religião, depressão… Ela dá conselhos aos seguidores do seu canal no Youtube, “Avós da Razão”, ao lado de Helena, de 92 anos, e de Gilda, de 78. Gravar esses vídeos tem sido uma boa forma de ocupar o tempo (e a cabeça) durante o isolamento social.

“Tenho de estudar vários assuntos e ler muito para falar de temas atuais de forma franca e bem fundamentada, com conteúdo e com sinceridade”, disse Sônia, durante a live “Agora é Assim”, do G1. “Ter esse afazer é muito importante para nós. Moro sozinha, mas não me sinto solitária.”

O “Avós da Razão” foi criado em novembro de 2018 e tem quase 50 mil inscritos. “Nós fazemos um programa para responder dúvidas dos seguidores. Eles precisam de ajuda ou de inspiração”, disse a youtuber. Os vídeos têm conselhos sem grandes filtros: as idosas falam palavrão e opinam até sobre a vida sexual de quem as acompanha.

Só falta a cerveja do boteco

“Não sei por quantos anos vou viver, mas espero que sejam muitos. Não fico pensando que estou perdendo tempo na pandemia. São seis meses muito chatos, que me tolhem, mas não me sinto lesada, não estão roubando nada de mim”, afirmou Sônia.

“Eu ainda gosto de cozinhar, de fazer trabalho manual, sou leitora compulsiva. Às vezes, nem dá tempo de ler o jornal, de tão ocupada que fico. Só estou impedida de fazer algo que adoro: sentar no boteco e tomar cerveja com as minhas amigas.”

Sônia Bonetti conta como está sua rotina durante a quarentena

Sônia Bonetti conta como está sua rotina durante a quarentena

Apesar de estar longe do bar, Sônia tem uma vida social agitada durante a quarentena. “Estou sem sair de casa, mas gosto de conversar com os meus netos e bisnetos, fazer happy hour com os amigos, tudo isso pela internet, numa boa”, disse. “Minha família é muito alegre, fala muito, manda recado, festeja aniversário na quarentena, canta parabéns, só que de longe. Mas tudo vai melhorar”, completou.

Ela dá um conselho para quem quer envelhecer bem: cultivar as amizades. “Quem é fechado, só põe defeito nos outros e critica as pessoas, não vai ter amigo. Precisa ser maleável, aceitar as diferenças. Não é porque é amigo da gente que é perfeito”, contou.

Namorado? ‘Não tenho grana para sustentar o boy’

Aos 82 anos, Sônia Bonetti diz que prefere ficar solteira

Aos 82 anos, Sônia Bonetti diz que prefere ficar solteirahttps://5b88dc696a4fa9933697ff87dcfb2498.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Sônia engravidou aos 16 anos e foi morar com o marido em Limeira, no interior de São Paulo. Eles se mudaram para a capital paulista dois anos depois, já à espera da segunda filha.

Aos 33 anos, Sônia não estava feliz – e pediu para se separar. Logo, conheceu o segundo marido, com quem ficou até os 60 anos. Ele “estava ficando um velho muito chato”, aí se divorciaram.

Atualmente, ela está solteira e sem vontade de ter um companheiro. “Já tenho minha vida social com os amigos e sou completamente independente. E não sou um bom partido. Já viu velha ser bom partido? Só se tiver grana para sustentar o boy”, brincou. “Ter velho doente pra encher meu saco? Também não quero.”

A importância do capital social

O infectologista Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade – Brasil, explicou que ter uma vida social é importantíssimo para envelhecer bem. “O ideal é ter amigos com quem contar, além da família”, afirmou, durante a live do “Agora é Assim?”.

Ele ainda mencionou outros três elementos vitais:

  • investir na saúde – “Quanto mais cedo, melhor, mas nunca é tarde. Precisamos nos cuidar.”
  • aprender a aprender – “Com explosão de tecnologia, o idoso precisa saber fazer uma transação eletrônica de um banco, por exemplo. Mas alguém precisa ensiná-lo.”
  • reservar dinheiro – “Precisamos tentar chegar à velhice com recursos a mais do que a aposentadoria.”
"Para envelhecer bem é preciso acumular 4 capitais" diz infectologista

“Para envelhecer bem é preciso acumular 4 capitais” diz infectologista