ISEA faz apelo para a arrecadação de recipientes para a coleta de leite materno

Com a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro se aproximando, a Diocese de Campina Grande lançou a Campanha pela Vida, que consiste na doação de fraldas para recém-nascidos, doação de potes de vidro com tampas plásticas, que serão destinados ao banco de leite do Instituto Elpídio de Almeida (ISEA), e a conscientização das mulheres na importância da doação do leite materno.

Em entrevista à Rádio Campina FM, a assistente social do Isea, Luciene do Nascimento, elogiou a campanha realizada pela Diocese e destacou a necessidade da doação de recipientes e potes de vidro para a coleta do leite materno, além de informar que o número de doadoras que fornecem leite diminuiu bastante em comparação a 2019.

Ela informou que o banco de leite abastece todos os hospitais de UTI neonatal de Campina Grande, e por isso destacou a necessidade da doação de recipientes e potes de vidro para a coleta do leite materno. Ela ressaltou que os recipientes precisam ser de vidro, com a boca larga e tampa plástica.

“Não pode ser com tampa de ferro pois oxida e contamina o leite no processo de pasteurização”, disse.

Luciene fez um apelo também para que as pessoas que tiverem esse tipo de pote ou que possam comprar, doem os recipientes para o Instituto.

“Lembrando também que o banco de leite do ISEA é o único que existe aqui em Campina Grande, portanto a demanda é grande”, destacou.

Além disso, a assistente social explicou que em comparação ao ano de 2019, a taxa de doadoras que o ISEA tinha, diminuiu em 40% e, em contrapartida, a demanda de bebês na UTI segue crescente.

“Há uma necessidade constante de renovação das mães, pois é natural que aquelas doadoras com o tempo torne o leite exclusivo para o seu bebê. Isso acontece naturalmente”

Por fim, ela explicou que as mulheres que quiserem se tornar doadoras de leite materno, podem realizar o cadastro por telefone, através do número 3310-6185. Durante a ligação, elas são orientadas a respeito de como ordenhar e conservar o leite.