Primavera chega com diminuição de chuvas e aumento de temperatura na Paraíba; Sertão terá máxima de 37ºC

A Primavera – estação simbolizada pelo desabrochar das flores – começou oficialmente às 10h31 desta terça-feira (22) no Hemisfério Sul. Comumente nesse período, as temperaturas máxima e mínima aumentam gradativamente até 21 de dezembro, quando se inicia o Verão (às 7h02), podendo chegar até três graus a mais em relação às registradas no inverno na Paraíba.

No Litoral, Brejo e Agreste haverá diminuição da quantidade de chuvas. No entano, no Litoral, as chuvas podem ocorrer de forma fraca e isolada, principalmente durante a madrugada. “É o período normal. As temperaturas aumentam gradativamente até 21 de dezembro. No inverno, no Cariri chegou a dar a mínima de 12,5º C e ontem já estava em 21º C”, afirmou a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira.

Essa mesma temperatura ocorre no Agreste e Brejo. Já as temperaturas máximas chegam a 37º C no Sertão, no município de Patos, por exemplo, e dependendo dos locais, se for menos arborizados, por exemplo, a sensação térmica será de mais calor, chegando a uma variação de dois a quatro graus. “A sensação térmica depende do ambiente, depende do vento e da umidade”, comentou, destacando que em áreas mais urbanizadas são mais quentes.

Ainda de acordo com Marle Bandeira, Primavera-Verão representa calor. No Litoral, a temperatura máxima chega a 33ºC, em média, podendo ter dias mais quentes. Já as mínimas ficam oscilando entre 24ºC e  25ºC, ou seja, as noites serão mais quentes.  “No Litoral ainda tem pancadas de chuva, mas menor. A Aesa dá diariamente a previsão para o dia”, afirmou, destacando que o período chuvoso no Litoral é de abril a julho.