NOVA PALMEIRA – A campanha eleitoral nesta cidade localizada no Seridó paraibano, está pegando fogo.
A oposição denuncia que o prefeito e candidato à reeleição, Ailton Gomes (Cidadania), foi questionado por um popular do município, em sua página, no Facebook, de ter apresentado à Justiça Eleitoral, um histórico escolar falso.
A provocação em rede social, foi para que a assessoria do candidato se manifestasse sobre as acusações, mas até o momento permanecem em silêncio.
O certificado apresentado, consta que Ailton supostamente concluiu a 5ª série (1981), a 6ª série (1982), a 7ª série (1984) e a 8ª série (1985), na Escola Estadual de Ensino Fundamenta Professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande, distante 120 km da cidade de Nova Palmeira.
Como é de conhecimento de todos os nova palmeirenses, o prefeito é semi-analfabeto e, provavelmente, desde 2004, vem apresentando este histórico escolar a Justiça Eleitoral para comprovar a sua escolaridade, ferindo os artigos 350 e 353 do Código Eleitoral, c/c artigo 69 do Código Penal.
Legislação:
Artigo 350 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965
Art. 350. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dêle devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais:
Pena – reclusão até cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa, se o documento é público, e reclusão até três anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa se o documento é particular.
Parágrafo único. Se o agente da falsidade documental é funcionário público e comete o crime prevalecendo-se do cargo ou se a falsificação ou alteração é de assentamentos de registro civil, a pena é agravada.
A notícia está repercutindo negativamente pelas ruas da cidade.
O que se questionam é: quem vai administrar o município se Ailton for reeleito:
A sobrinha, através de uma nova procuração, ou a vice-prefeita, se cassar o mandato do prefeito por crime de falsidade ideológica?
E você estudante, que frequenta ou que concluiu com dificuldade e dedicação, uma graduação ouuma faculdade, o que dizer diante desse escândalo que envolve a maior autoridade do município?
E, você, professor, que é o personagem principal do processo ensino/aprendizagem como mediador e gerenciador do conhecimento, qual será o seu posicionamento diante desse mal exemplo?
E você, eleitor, que é o responsável pela escolha de seus representantes,como decidir o seu próprio voto?
“A pior das mentiras são descobertas por acaso, A verdade sempre chega e a justiça tarda mas não falha.”
Com Heleno Lima