Uma equipe de alunos do IFPB venceu o mundial da Huawei ICT Competition no seguimento de computação em nuvem. A competição explorou o que existe de mais avançado na tecnologia. como Inteligência Artificial e Big Data. A equipe chegou à final mundial após vencer a etapa nacional e a latino-americana.
Sendo sua primeira participação na fase mundial da ICT Competition, a equipe brasileira deixou para trás times de países com bastante tradição em tecnologia da informação e comunicação, dentre eles Reino Unido, Rússia e Peru, sendo este último o campeão mundial do ano passado.
Composta por Weslley Santos e Mariana Barros alunos do bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa (IFPB) e por Edson Luiz, egresso do Curso Superior de Redes de Computadores, atualmente mestrando em Tecnologia da Informação do Campus João Pessoa, e que atuou em projetos no Polo de Inovação desde 2018.
Os vencedores fazem parte de um trabalho do Polo de Inovação do IFPB e seus laboratórios credenciados em parcerias com empresas como a Huawei. O professor Michel Coura Dias é o tutor dos estudantes na competição.
O laboratório Assert, credenciado ao Polo de Inovação, já capacitou mais de 500 alunos utilizando recursos de projetos de inovação em parceria com empresas nas mais diversas áreas tais como Telecomunicações, Indústria 4.0, Redes de Computadores e Engenharia Biomédica. Além disso, o programa de formação de RH do Polo tem acompanhado por meio de tutoria os estudantes envolvidos nos projetos.
O reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, comemorou a conquista e enalteceu o entusiasmo dos estudantes durante todo o certame e o trabalho de mentoreamento dos professores envolvidos na capacitação dos estudantes que atuam, em especial, neste projeto e em outras pesquisas desenvolvidas no Polo de Inovação do IFPB.
“Não há maior satisfação para um reitor do que receber boas notícias de seus estudantes e professores”, disse Nicácio ao afirmar que essa conquista, em particular, é um testemunho para o mundo de que o IFPB investe na capacitação.
“Foi fruto de muito esforço e dedicação dos estudantes. Nos cerca de 30 dias, entre a final latino-americana e a final mundial, fizemos um programa de estudo que envolveu a resolução de centenas de exercícios”, informou o professor Michel Coura Dias. Ele acrescentou que foram inúmeras práticas de laboratórios, cursos complementares e vários simulados com condições idênticas ao real. “Certamente fez a diferença.”, completou o professor Michel Coura Dias.
“A cada etapa eram novos desafios, equipes mais fortes e provas mais difíceis. Ter chegado até a fase mundial e conquistado o primeiro lugar, nos mostra que todo esforço é recompensado.”, comentou Mariana. Ela conta que começou a estudar Cloud para as competições da Huawei, no ano passado, e confiou na empolgação do professor Michel e dos colegas que já tinham participado da disputa em 2019 quando foram campeões nacionais.
“Como mulher, quero afirmar que todas nós somos capazes de coisas incríveis e que mesmo em meio à tantas diferenças, desistir jamais deverá ser uma opção.”, frisou Mariana.
“É uma alegria única ser campeão mundial. Avançar em cada etapa e poder demonstrar nossas habilidades para todo o mundo foi uma experiência realmente motivadora. Pudemos colocar a Paraíba no topo e mostrar que a nossa região também é muito forte. Gostaria de agradecer a cada professor que tomou de seu tempo para ajudar, seja com material para estudo ou palavras motivadoras, todos eles fizeram a diferença no nosso resultado.”, afirma Weslley.
A parceria da Huawei tem sido fundamental para fomentar novos talentos em TICs no IFPB. Atualmente há uma Huawei ICT Academy em funcionamento e está sendo ofertado um curso FIC em HCIA Routing & Switching de maneira gratuita a comunidade interna e externa ao IFPB.
Click PB