SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou em suas redes sociais uma foto em que Pelé o homenageia com uma camisa do Santos autografada. A imagem acabou por gerar discussões entre internautas.
“Ao Presidente Bolsonaro com abraço, Edson Pelé”, diz a mensagem.
Ao postar a foto no Twitter, no início da manhã, Bolsonaro diz apenas “Obrigada, Pelé. Bom dia a todos” e ignora o Dia da Consciência Negra.
Segundo apuração da Folha, a foto é recente, mas não se sabe a data. A camisa autografada foi um pedido do Ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, para presentear o presidente.
“Gente, mas ele gosta de uma foto com preto/ de preto para reforçar que não é racista, né? Quanto esforço Seu Jair”, diz uma internauta.
Em resposta à moça, o dono de outro perfil escreveu: “Acho que ele não quer provar nada nesse sentido não. O que me apavora é Pelé fazendo um mimo pra ele.”
Em outras oportunidades, o presidente Bolsonaro já fez declarações que desagradaram negros, grupos LGBT’s, mulheres, indígenas e até orientais.
“Fui num quilombola em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais”, disse em 2017, durante uma palestra no Rio de Janeiro.
Em 2019, Bolsonaro disse em entrevista a um programa de televisão que o racismo “é uma coisa rara” no Brasil.
Conforme publicado pela colunista Mônica Bergamo, um relatório elaborado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados identificou que o governo Bolsonaro descontinuou, deixou de implementar ou desidratou ao menos nove políticas públicas ou instâncias de deliberação para a garantia dos direitos da população negra e para o combate ao racismo no Brasil.
Click PB