Foram abertos na manhã desta terça-feira (2), pelo prefeito, Bruno Cunha Lima (PSD), o IX Seminário de Educação e o XVIII Seminário de Educação Infantil, eventos que marcam o início das atividades do ano letivo da rede Municipal de ensino.
A programação se estende até a próxima sexta-feira (5), e terá como tema “Continuum curricular”.
A solenidade aconteceu de forma híbrida, com a parte presencial realizada no auditório Domício Velloso da Silveira, na sede da Federação das Indústrias do Estado da (FIEP) e com transmissão ao vivo pelo canal da Seduc, no YouTube.
Na Fiep, além do prefeito, estavam presentes, a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima; a secretária executiva da rducação Municipal, Socorro Siqueira, representando na ocasião o secretário, Raymundo Asfora Neto; vereador Rubens Nascimento (DEM), representando a Câmara Municipal; Gilbran Asfora (secretário chefe de gabinete); Berivaldo Araújo (representando o Instituto Alpargatas); e Isabel Veiga (professora da rede Municipal de ensino).
Neste ano foi escolhido o tema “O Continuum curricular – as possibilidades do ensinar e do aprender no ensino híbrido e remoto”.
O seminário objetiva dar início ao diálogo sobre essa nova forma de organização da trajetória escolar dos estudantes e de atendimento aos direitos e objetivos, de aprendizagem e de desenvolvimento, expressos nas competências previstas na base Nacional Comum Curricular (BNCC) observando a legislação educacional (LDB, artigo 23) e as normas do sistema de ensino Municipal de Campina Grande.
Após as execuções dos hinos Nacional Brasileiro e de Campina Grande, a Seduc prestou uma homenagem especial à saudosa gestora Christianne Fátima, da escola Municipal Manoel Motta, com a apresentação de um álbum de fotografias e depoimentos.
Christianne faleceu no último final de semana, aos 48 anos de idade, vítima da Covid-19.
Participações
De forma remota, Marina e Maria Helena Fonseca, da Fundação Lemann, participaram da abertura dos seminários.
Após ouvirem o discurso do alcaide, elas parabenizaram pelo evento realizado e também a cidade, por ter um gestor que acredita na educação como prioridade.
A primeira palestra dos seminários foi proferida pelo professor de Artes e psicopedagogo, Jayse Ferreira, que abordou o tema ‘Como obter bons resultados com práticas pedagógicas inovadoras’.
O professor, que ensina nas cidades de Pedras de Fogo (Paraíba) e Itambé (Pernambuco), foi vencedor do prêmio Professores do Brasil nos anos de 2014 e 2015.
Durante sua palestra ele apresentou projetos “Valorizando a diversidade étnico racial na escola” que foi escolhido pelo MEC como o melhor do Nordeste e vencedor do prêmio Nacional.
Heleno Lima