A Polícia Militar da Paraíba completa 189 anos de história nesta segunda-feira (3), e recebe durante toda a semana diversas homenagens e celebrações.
Na região do Cariri paraibano, mais precisamente em Monteiro, a PM tem uma atuação efetiva, garantindo segurança aos cidadãos, trabalho que desperta admiração da população, dos mais jovens aos mais idosos.
Como o exemplo do garoto José Vitor, que tem 7 anos e é apaixonado pela Polícia militar. Segundo a família, Vitor tem os militares como super heróis e deseja seguir a carreira quando for adulto.
A admiração do garoto chamou a atenção dos policiais da Força Tática do 11ºBPM, que fizeram questão de presenteá-lo com um presente muito especial, um uniforme tático urbano.
Já na cidade de Serra Branca, Júnior Melo faz questão de prestar sua homenagem à Polícia Militar em forma de agradecimento: “A Polícia Militar merece os parabéns pelo serviço que presta a população. Eu agradeço em nome de toda a região, a esses homens e mulheres que se dedicam e correm perigo por nós”.
Além de resguardar a população, a Polícia Militar também atua na região com ações de cunho social como no dia das crianças, com orientações e projetos nas escolas e doações de alimentos, brinquedos e roupas para famílias em vulnerabilidade social
11º Batalhão de Polícia Militar
O 11º Batalhão de Polícia Militar está regulamentado como parte da estrutura organizacional da Polícia Militar da Paraíba na lei complementar nº 87, de 2008, quando deixou, por estratégia do Comando, de ser a 8ª CIA do 2º BPM.
Foi criado, assim, no dia 12 de novembro de 2010, completando 10 anos de intensa atividade e vigor. O Guardião do Cariri, como é conhecido, ostenta em seu brasão as bucaneiras cruzadas, que representa a instituição PMPB; o carcará, a qual faz alusão à agilidade, à eficiência e à sagacidade do Batalhão nas ações em defesa da sociedade e manutenção da ordem pública; e a paisagem descrita pelo sol, montanhas, rio, mandacaru e a cabra, ao quais representam a região e economia local.
Atualmente, a unidade é responsável pelo policiamento em 17 cidades e é composta por 3 Companhias: a 1ª CIA, sediada em Monteiro; a 2ª CIA sediada em Sumé; e 3ª CIA, sediada em Serra Branca. Conta, ainda, com um efetivo de 225 militares, sendo 189 praças, 11 oficiais e 25 guardas militares da reserva; possui uma moderna estrutura, qualidade de viaturas e material.
Vitrine do Cariri