PB entra na lista de Estados que temem perder todos os leitos de UTI para Covid a partir de março

A Paraíba entrou na lista de Estados brasileiros que temem perder todos os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19 já a partir do próximo mês de março.

De acordo com uma matéria publicada pelo Estadão, atualmente, na Paraíba, de 305 leitos implementados, só 72 ainda têm habilitação do Ministério. Porém, sem a adoção de novas medidas, o custeio desses leitos deve ficar a cargo apenas de estados e municípios, que apontam dificuldades de financiamento e até risco de fechamento de parte dessas estruturas.

Os dados são de balanço do Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde), que considera informações do próprio Ministério e datas de vencimento de portarias de habilitação de leitos publicadas pela pasta.

O alerta dos Estados, porém, não vem de agora, uma vez que, desde o fim de 2020, os secretários estaduais pedem apoio ao Ministério da Saúde (MS) para manutenção e financiamento dos leitos. Mas, apenas nesta quarta-feira (17), o MS deve apresentar uma proposta aos secretários estaduais e municipais da área uma solução temporária para o problema.

Preocupação

Em João Pessoa, na Capital da Paraíba, o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, que é médico, afirmou nesta quarta (17) que o reflexo das aglomerações registradas durante o período do Carnaval 2021, infelizmente, será visto pela população em no máximo 15 ou 20 dias no município.

Na ocasião, o gestor da Saúde afirmou que, até o momento, a rede municipal já registra ocupação de, pelo menos, 50% a 55% do total de leitos disponíveis para a população nas enfermarias e de 55% a 60% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e que a rede privada já começa a dar sinais de possibilidade de colapso devido ao número de ocupação de leitos. (Clique aqui e confira detalhes)