A Secretaria de Educação iniciou as atividades escolares do ano letivo de 2021, no formato remoto, nesta sexta-feira, 18. Desta forma, mais de quatro mil alunos matriculados, da Creche, Ensino Fundamental I e II estão tendo os primeiros contatos com os educadores e suas escolas, por meio virtual.
Ana Lima, secretária de Educação, informou que, neste momento, o ensino será on-line, sendo utilizados os canais digitais disponíveis, com redes de whatsapp e suporte pessoal, através das direções das escolas, com o oferecimento de material didático e a entrega nas unidades para os pais e alunos, os quais serão avisados, previamente, com as orientações para a retirada do mesmo modo utilizado no ano passado.
A secretária observou também que, nesses primeiros dias, toda a atenção dos educadores e gestores envolvidos estará voltada em promover atividades de acolhimento com os alunos, além de avaliações diagnósticas individuais para averiguar a aprendizagem remotamente. No decorrer das próximas semanas, os pais serão avisados sobre a retirada dos materiais.
Busca ativa e apoio das famílias
“As famílias terão papel fundamental nessa relação escola-comunidade”, disse a secretária, especialmente, nesse momento. Segundo ela, as escolas vão buscar apoio das famílias, fazendo uma busca ativa para tentar contato com todos os alunos. Mas, de acordo com ela, quem vai fortalecer essa relação, nesse momento, sem o contato presencial é a família.
Neste sentido, nos últimos dias os profissionais da educação já realizaram reuniões de acolhimento também com os familiares.
Merenda em casa
A Prefeitura Municipal de Monteiro, de forma pioneira no Cariri, proporcionou a integridade nutricional do alunado com a oferta de produtos da cesta básica, que tem o papel de substituir a merenda que seria oferecida nas unidades escolares.
Neste ano, a prefeita Anna Lorena determinou que as entregas continuem.
As entregas dos kits nutricionais são realizadas em conjunto com a entrega das atividades escolares.