O Projeto Cisternas nas Escolas que tem como objetivo levar água para as escolas rurais chegou a cidade de Gurjão especificamente nas escolas das comunidades de Riacho dos Reis , Cipriano e Morões , utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.
O projeto abrange escolas de vários estados que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas nas comunidades da cidade de Gurjão que está sendo feitas em parceria com o PATAC e a Prefeitura Municipal de De Gurjão..
“A chegada da água nas escolas a partir da cisterna, portanto, é fundamental para garantir às crianças o direito à água de qualidade e, consequentemente, aumentar a frequência escolar e o desempenho dos/as alunos/as. É também uma maneira de desconstruir o modelo das políticas tradicionais, a partir de uma política de distribuição e partilha da água e do conhecimento, tecendo uma outra história da nossa cidade” completou Ronaldo Queiroz
O Cisternas nas Escolas é um passo inicial no sentido de melhoria na situação das escolas do Semiárido, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região.
CARIRI EM AÇÃO
Ascom/Foto: Google (Imagem ilustrativa)
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.