A equipe da Vigilância Sanitária de Monteiro, esteve acompanhada na noite desta sexta-feira (26), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para iniciar as fiscalizações no município, fazendo assim, se cumprir decreto publicado no diário Oficial do Estado, seguido pelo município de igual forma, onde o mesmo disciplina o funcionamento de atividades entre os dias 27 de março e 4 de abril, nos municípios classificados com bandeiras vermelha e laranja pelo Plano Novo Normal.
As fiscalizações aconteceram na zona urbana e em algumas comunidades rurais do município, com início às 19:30 e se estendendo por toda a madrugada, onde vários estabelecimentos foram autuados e multados por descumprirem as medidas estabelecidas gerando aglomerações, entre outras práticas que colocam a saúde das pessoas em risco.
A diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Maria, alerta a população e em especial os empresários e comerciantes sobre a importância de cumprir as determinações do decreto, mantendo os estabelecimentos fechados para evitar as aglomerações e eventuais multas, podendo também ocasionar até mesmo o fechamento do comércio. Ela reforça ainda o pedido de compreensão por parte da população e a ajuda de todos para combater as irregularidades e evitar a propagação do vírus.
A Prefeitura de Monteiro acatando as normas, destaca que está mantido o toque de recolher das 22h às 5h e ampliada a suspensão das aulas presenciais para as redes privadas.
As medidas são necessárias para promover o distanciamento social e conter a disseminação da Covid-19 na Paraíba. No dia 3 de abril será realizada a 22ª avaliação do Plano Novo Normal que definirá as diretrizes para a retomada das atividades a partir do dia 5 de abril.