A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) lançou, nesta terça-feira (6), o ‘Guia de utilização eficiente e segura do Google Meet durante as aulas síncronas’, uma cartilha digital que visa orientar professores e gestores da Rede Estadual de Ensino sobre o uso adequado da ferramenta para o desenvolvimento das aulas em ambiente virtual. A cartilha está disponível no site paraibaeduca.pb.gov.br
A cartilha, destinada a professores e gestores escolares, é composta por 16 páginas mostrando passo a passo cada recurso do Google Meet e as medidas de segurança na internet durante os encontros on-line. O material foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da SEECT devido ao avanço da utilização de ferramentas tecnológicas por parte dos gestores escolares, professores e estudantes.
Em março de 2021 teve início mais um ano escolar da Rede Estadual e, seguindo as orientações apresentadas no Plano Educação Para Todos em Tempos de Pandemia (PET – PB), as atividades seguem de forma remota, com a execução de forma virtual de todas as ações que anteriormente aconteciam de forma presencial nas mais de 650 escolas que compõem a Rede.
O Guia foi criado pensando não apenas no contexto pandêmico, mas, também, na necessidade de tornar os processos de ensino e aprendizagem muito mais significativos, personalizados e conectados com as competências e habilidades requeridas para a formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos no Século XXI.
Desde abril de 2020, a Secretaria vêm implementando junto às escolas da Rede Estadual o Ensino Remoto, utilizando diferentes ferramentas integradas ao projeto Paraíba Educa e que auxiliam na garantia de manutenção dos processos de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia e distanciamento social: salas de aulas virtuais (Google Classroom e suas ferramentas), TV Paraíba Educa, site PB Educa, entre outras.
Por meio das orientações do Guia, a SEECT espera tornar as salas de aula virtuais ambientes seguros para o ensino, a aprendizagem e a formação integral de todos os estudantes da Rede Estadual.
ClickPB