Hoje, 19 de Abril, se comemora o dia do índio e vários pesquisadores correm atrás do prejuízo histórico. Antes da ocupação do território nacional, feita pelos portugueses, o Brasil era habitado por diversas tribos indígenas.
Os cariris vieram da região Norte do país e tinham hábito de vida semelhante aos do homem neolítico.
Na Paraíba, os índios cariris apresentavam-se dispersos, sua presença foi observada no Agreste, Borborema e atual sertão. A nação cariri dividia-se em várias tribos, em território paraibano e proximidades encontravam -se os Paiacus, Icos, Sucurus, Arius, Panatis, Canindés, Pegas, Janduis, Bultrins e Carnoios.
Diante da importância desses povos para o município de Caraúbas e para o cariri paraibano, bem como, levando em consideração o município está inserido no Mapa do Turismo do Brasil. O prefeito Silvano Dudu, resolveu fazer essa homenagem colocando no centro da praça do Marco zero onde começou toda história do município um monumento em referência aos índios cariris.
Desde 1713, quando se tem conhecimento da história que o coronel João de Barros Braga e seu regimento realizaram uma expedição para subir o Vale do Jaguaribe, passando pelo território dos índios, o coronel mandou exterminar todos os povos indígenas. Foi quando houve um grande derramamento de sangue e o governo geral conseguiu exterminar a Confederação dos Cariris.
“Desta forma, nada mais justo do que contarmos essa história através desse monumento que será erguida como uma das mais justas homenagens aos nossos primeiros habitantes de Caraúbas”, disse o prefeito Silvano Dudu.
Redação do Cariri Em Ação com Seplacom