Profissionais de Enfermagem estão pedindo urgência na votação do piso salarial nacional para a categoria e ganharam apoio de alguns parlamentares. Segundo publicação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os três senadores da Paraíba, Daniella Ribeiro, Nilda Gondim e Veneziano Vital do Rêgo, apoiam a aprovação do piso, conforme lista de senadores apoiadores, divulgada pela entidade.
“O Piso Salarial Nacional da Enfermagem conta com nosso apoio! Nada mais justo do que corroborar com a extrema importância dos profissionais da enfermagem em nosso país. Apoiar o Projeto do amigo Sen. @fabianocontarato significa reconhecer o empenho, o mérito e a extrema dedicação dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, especialmente durante o período de pandemia. Justíssima iniciativa!”, pontuou a senadora Nilda Gondim, nas redes sociais.
O senador Fabiano Contarato, autor do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial para a profissão, já pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a inclusão do PL na ordem do dia da Casa, na sexta-feira (23). O mesmo fez o senador José Reguffe, na quinta-feira (22). A relatoria do projeto foi definida em 8 de março e é da senadora Zenaide Maia, a qual também já declarou voto favorável ao piso. Quem também pediu urgência na votação foi o deputado Célio Studart, líder da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, conforme apurou o ClickPB. O PL tramita no plenário do Senado desde 12 de maio de 2020.
Na semana passada, a presidente do Cofen protocolou documento, subscrito pelos presidentes de todos os Conselhos Regionais, relatando as condições de trabalho e renda enfrentadas pelos 2,4 milhões de profissionais, e pedindo apoio ao PL 2564/2020.
“Os salários são incompatíveis com as responsabilidades e a formação. Um curso de graduação em Enfermagem tem duração mínima de 5 anos, incluindo estágios e intensa carga teórico-prática”, afirma a presidente do Cofen, Betânia dos Santos. “A desvalorização reflete também as desigualdades de gênero enfrentadas pelas profissões historicamente femininas”, avalia Betânia. Cerca de 85% dos profissionais de Enfermagem registrados no Brasil são mulheres.
A pandemia trouxe visibilidade às dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Enfermagem, os quais representam mais da metade das equipes de Saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. O Brasil tem o maior número de óbitos por covid-19 registrado entre a equipe de Enfermagem.
Confira a lista dos senadores que já se manifestaram publicamente a favor do PL 2564/2020, segundo o Cofen.
1.Senador Fabiano Contarato (Autor do PL)
2.Senadora Zenaide Maia (Relatora)
3.Senador Randolfe Rodrigues
4.Senador Collor
5.Senadora Katia Abreu
6.Senador Humberto Costa
7.Senador Alessandro
8.Senador Flávio Arns
9.Senador Rodrigo Cunha
10.Senador Plínio Valério
11.Senador Styvenson Valentim
12.Senador Dario Berger
13.Senador Jayme Campos
14.Senador Ângelo Coronel
15.Senador Raguffe
16.Senador Oriovisto Guimarães
17.Senador Acir Gurgacz
18.Senador Veneziano Vital (Paraíba)
19.Senadora Daniela Ribeiro (Paraíba)
20.Senador Chico Rodrigues
21.Senadora Leila Barros (Vôlei)
22.Senadora Nilda Gondim (Paraíba)
23.Senadora Eliziane Gama
24.Senador Romário
25.Senador Luiz do Carmo
26.Senador Jean
27.Senador Weverton
28.Senador Carlos Favaro
29. Senador Paulo Paim
30. Senador Wellington Fagundes
31. Senador Lasier Martins
32. Senador Messias de Jesus
33. Senador Rogério Carvalho
34. Senador Jarbas Vasconcelos
ClickPB