OAB Patos divulga Nota de Repúdio aos Ataques sofrido pela advogada Caririzeira

No último dia 29 de abril de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba – Subseção Patos, vem a público manifestar seu apoio à Advogada Criminalista Odinete Maranhão, e REPUDIAR, veementemente, os ataques sofridos nas redes sociais depois da veiculação de que é a advogada do principal suspeito de feminicídio na cidade de Patos/PB.

TRECHO DA NOTA:

A Advogada esclareceu que o ADVOGADO(A) exerce uma função essencial à administração da justiça. As prerrogativas da advocacia, porém, mesmo vivenciando 30 anos de nossa Constituição cidadã, continuam sendo vilipendiadas por autoridades e mal compreendida pela sociedade.
A verdade é uma só: autoridade que desrespeita o direito de defesa instrumentalizado pela advocacia comete atentado ao Estado Democrático!

POR QUE ASSUMIR O CASO?

A advogada criminalista Odinete Maranhão, explicou na última quarta-feira (27), com exclusividade no Jornal Notícias da Manhã na Rádio Espinharas FM de Patos, os motivos que a fizeram assumir a defesa de Evani Lucena, principal suspeito de assassinar a jovem Cláudia Gomes, no sítio São Bento, próximo ao distrito de Santa Gertrudes, em Patos.

Na oportunidade, Odinete disse que recebeu críticas após aceitar defender Evani e se defendeu das acusações por assumir a causa de uma pessoa que supostamente tenha praticado um crime de feminicídio, dizendo que assumiu a causa por ter se especializado na área.

“É uma área do direito na qual eu me especializei e decidi seguir profissionalmente. Não é o fato de ter sido uma mulher, é o fato que eu como advogada exerço um papel essencial perante a justiça”, explicou Odinete.

Odinete, disse que não se sente diminuída pelas críticas recebidas após ter assumido a causa. “Eu não estou defendendo o réu, mas os direitos do réu, previstos na Constituição Federal e no Código de Processo Penal”.

A advogada ainda acrescentou, que este caso mostra para ela uma superação luta da mulher no exercício do direito. “Olha, é uma mulher, ela conseguiu! Por que eu não posso ser uma advogada criminalista”? Questionou a bacharel.
Odinete Maranhão, é natural do município de Livramento no cariri paraibano, assim, como outras mulheres do município, com sua garra e dedicação tornaram-se exemplo para a região.

Por: Marcos Lima (Cariri em Ação)