COVID-19: COM ORIENTAÇÃO DA ANVISA SECRETARIA DE SAÚDE DE MONTEIRO SUSPENDE VACINAÇÃO DA ASTRAZENECA PARA GESTANTES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.

A orientação está em nota técnica emitida pela agência. Dessa forma, segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES), a aplicação desse imunizante no grupo prioritário citado também fica suspensa em todos os municípios do estado.

A SES informou que a equipe da pasta está aguardando orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) para saber como devem ser os próximos procedimentos adotados na Paraíba, sobretudo com relação às grávidas que já receberam a primeira dose desse imunizante. Não foi informada previsão para o fornecimento das diretrizes.

Em Monteiro apenas 10 gestantes receberam a vacina, mas, não foi registrado nenhuma reação e todas estão sendo acompanhadas pela equipe de saúde.A vacinação de grávidas, ainda conforme a secretaria, pode seguir ocorrendo com a utilização de doses da Coronavac (Butantan) e da Pfizer. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da SES, as doses da Pfizer (Paraíba recebeu 8.190 no dia 3 de maio) só estão sendo aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo. Já a Coronavac está em falta e o estado aguarda a chegada de uma remessa correspondente à aplicação de segundas doses.

A Secretaria de Saúde do município aguarda orientações da secretaria de saúde do estado através das informações repassadas pelo PNI para saber como devem ser os próximos procedimentos adotados em todos os municípios do estado da Paraíba.