O cenário epidemiológico da Covid-19 na região do Cariri, está tomando proporções ainda maiores, de acordo com informações repassadas no último domingo (30) a ala referência da Covid-19 no hospital Alice de Almeida em Sumé está lotada, sem leitos disponíveis para novos pacientes e que não há vagas para transferências.
A redação do Cariri Em Ação, entrou em contato com a gerente de Saúde na região do Cariri paraibano, Ravena Farias, e explicou a situação da ala da Covid no hospital do município.
“Nem sempre esses pacientes que estão nesses leitos, eles necessitam de transferência. As vezes precisam de cuidados paliativos, que podem ser dados aqui na região, mas que precisam estar hospitalizados. Existe realmente uma fila de espera por leitos tanto de enfermaria como de UTI em duas macros que é a de Campina Grande e Sousa,” disse.
Ravena, afirmou ainda que alguns pacientes que estão ocupando leitos na Ala da Covid em Sumé, provavelmente terão alta na região, sem que haja uma transferência para outros centros de referência.
“É uma situação que está bem complicada mas não necessariamente todos os pacientes que estão ocupando esses leitos, eles precisam de transferência, precisam sim de cuidados hospitalares. Alguns estão ocupando eleitos e provavelmente terão alta aqui na região do Cariri, sem que haja uma transferência,” afirmou.
Imagem meramente ilustrativa
(Redação do Cariri Em Ação)