Na última sexta-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde de Monteiro promoveu uma palestra para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica do município, para tratar das Atualizações do fluxo de encaminhamento de gestantes da Atenção Básica para o alto risco. A palestra foi ministrada pelo médico obstetra Dr. Francisberto Araújo Pires, que é responsável pelo atendimento das gestantes no alto risco que acontecem no Centro da Mulher.
A palestra contou com a presença de médicos e enfermeiros com o principal intuito de alinhar o fluxo de encaminhamento das gestantes e facilitar o atendimento, melhorando a resolutividade das consultas e do acompanhamento do pré-natal na Atenção Básica.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Fabiana de Souza, o município de Monteiro conta com uma rede de organização de acompanhamento de pré-natal que oferta a realização de exames laboratoriais e exames de imagem para gestantes em qualquer período da gestação, além da realização de exames de sangue, sorologia, ultrassom obstétrica, ultrassom transvaginal, ultrassom morfológica, independentemente da situação da gestante, “ o importante que tenha feito o pré-natal”, informou.
Ela pontuou também que as gestantes realizam o teste rápido para covid-19 na primeira consulta de pré-natal, e caso alguma gestante teste positivo, é acompanhada durante todo o tempo da doença por profissionais de saúde e com a medicação adequada para o quadro.