O mês de junho foi escolhido para conscientizar as pessoas sobre a anemia e a leucemia, doenças que afetam o sangue. O objetivo é fazer com que a população entenda os sinais de alerta e procure um especialista o mais rápido possível a qualquer sinal dessas doenças para que não se tornem ainda mais graves.
A leucemia é uma doença do sangue que atinge os glóbulos brancos. É um tipo de câncer que afeta os tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea.
Os sintomas da doença variam, muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas e neste caso o tratamento pode incluir o monitoramento. Já os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas como fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas. Neste caso, o tratamento pode incluir quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco.
A anemia se caracteriza pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. A doença pode ser detectada através de um exame de hemograma. Os principais sintomas são cansaço, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado. A identificação precoce do problema é essencial para o melhor tratamento.
Para a secretária de saúde de Monteiro, Paula Oliveira, cada um fazendo sua parte podemos contribuir para combater ambas as doenças. E ela ressalta, “Seja um doador de sangue e de medula óssea, assim, você pode salvar vidas de quem não se conhece, ou de alguém próximo.”