Município de Amparo será contemplado com galpão para triagem de resíduos sólidos

O governador João Azevedo lançou, nesta terça-feira (15), durante transmissão nas redes sociais do Governo do Estado, o Programa Paraíba Mais Sustentável, que irá viabilizar a construção de espaços de triagem de resíduos recicláveis, contemplando 72 municípios paraibanos com investimentos que somam mais de R$ 5,1 milhões.

O plano de ação elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), em parceria com órgãos e entidades da administração pública estadual, foi baseado nas necessidades e dificuldades enfrentadas pelos municípios na aplicação das ações voltadas à execução de políticas públicas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.

A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer as políticas de saúde pública, meio ambiente, educação e geração de emprego e renda e contempla ainda a classe dos catadores de materiais recicláveis, através da criação de Associação de Catadores, representando mais uma política de inclusão social.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os impactos ambiental e social do programa e sua relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Eu estou muito feliz, pois 72 municípios da Paraíba terão soluções que promoverão benefícios econômicos e inclusão social porque daremos dignidade ao trabalhador e temos o compromisso de avançar para mais municípios. O que anunciamos agora reflete no sentimento coletivo de muitas pessoas que terão condições ideais de trabalho, de ter uma renda digna e de usar seus recursos para melhorar a vida de suas famílias”, frisou.

As unidades de gerenciamento terão dimensões de 600m², 800m² ou 1.000m² e serão construídas em diversos municípios do Estado. No Cariri 21 cidades serão contempladas incluindo o município de Amparo.

“A construção deste espaço é importante pois, dará a destinação ambientalmente correta dos resíduos produzidos em nosso município. Um ganho direto para o meio ambiente e para a população. Externamos o nosso agradecimento ao governador João Azevedo que prontamente atendeu uma das maiores dificuldades administrativas de uma gestão,” pontuou o prefeito Inácio Nóbrega.

(Secom)