A secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Sumé (Secult) iniciou a discussão para formatação do Plano Municipal de Turismo. Trata-se de uma ferramenta que norteia os gestores da pasta a trabalharem o turismo de forma integrada no município.
A primeira reunião aconteceu na Secult e contou com a participação do palestrante do Sebrae, Ayron Santos, que apresentou orientações para os próximos três anos.
Durante o processo de construção do plano, são considerados quatro eixos de trabalho: apoio institucional e relações institucionais; comunicação e marketing; capacitação e qualificação do setor; apoio à comercialização e promoção do destino “Sumé”.
Ayron enfatizou que o turismo rural e o eco turismo são os mais procurados na região e que Sumé se destaca como um grande potencial por suas geoformas.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Branco Xiliu, destacou os sítios arqueológicos do município e a importância da parceria com o Sebrae. Por sua vez, Paula Wêndia, diretora de cultura, disse que a formatação do plano municipal contribui para o desenvolvimento econômico cultural e a geração de emprego e renda na área.
Participaram ainda da oficina, os agentes da cadeia produtiva do turismo de Sumé: Ana Maria e Andrea Souza do Espaço Coletivo Xucuru Cariri, Madson Mário e Francisco Adriano do Sumé Geoturismo e Júnior Barros do Cicloturismo, além de servidores da secretaria de Cultura do município.