Avanço da imunização na Paraíba contribui para redução de casos e mortes por Covid-19 e secretário afirma: “temos um cenário da vacinação robusto”

Nos últimos dias, a Paraíba tem registrado, em seus boletins diários, redução no número de casos confirmados e de mortes por Covid-19. Isso é considerado um reflexo do avanço da vacinação no estado, de acordo com a análise do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que pontuou ser robusto o cenário da vacinação.

“Nós temos nesse momento um cenário da vacinação já robusto e com isso a população está mais protegida, adoecendo menos e felizmente evoluindo para óbito em menor número e isso uma vacinação extensa permite”, comentou, em conversa com o ClickPB.

Ainda segundo Medeiros, os registros de casos e de óbitos pela doença têm sido naqueles que ainda não foram imunizados. “As pessoas que estão tendo casos graves e alguns óbitos geralmente são pessoas que ainda não receberam nenhuma dose. Aquelas que receberam pelo menos a primeira dose após 14 a 22 dias elas têm uma resposta imune e uma proteção de 60% a 76% contra casos graves e óbitos”, afirmou.

O Estado já aplicou 2.590.790 doses, sendo 1.863.977 referentes a primeira dose e 726.813 da segunda dose, o que corresponde a 18% da população vacinável. Desde o início da pandemia até ontem, a Paraíba totalizava 422.712 casos confirmados e 9.011 mortes por conta da Covid-19. Até o momento, 1.130.777 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Ao todo, 296.180 pessoas se recuperaram da doença.

ClickPB