Por meio de parceria firmada com o Sebrae, os municípios de Congo e de Caraúbas estão implantando um projeto ambiental de extrema relevância. O mesmo tem como finalidade, implantar uma unidade experimental de sistemas agroflorestais, com características ambientais/econômicas para a recuperação de áreas degradadas na Bacia do rio Paraíba do Norte.
O projeto ainda objetiva a utilização de várias tecnologias sociais, metodologias de uso e de conservação de solo e de captação de água que serão cultivadas na área, várias espécies de forrageiras, frutíferas, nativas e cultivos agrícolas, intensificando o potencial produtivo sustentável da área.
A unidade experimental, de forma inovadora, se tornará um “laboratório vivo” e servirá para experimentação na rede pública de educação como instrumento metodológico na formação de lideranças ambientais e multiplicadores de práticas agroecológicas na zona urbana e rural de Caraúbas e do Congo.
O responsável técnico pelo projeto é o professor Ezequiel Sóstenes, este que, acena para a possibilidade de expansão do projeto para outros municípios do Cariri Paraibano.