A Secretária de Cultura e Turismo de Monteiro, Christiane Leal, informou na manhã desta quinta-feira (20), que estão abertas até o próximo dia 26 de outubro, as inscrições para concorrer ao “Prêmio Willis Leal”, que vai premiar os projetos aprovados com o valor de R$ 5 mil Reais.
Os projetos deverão ser encaminhados no prazo estipulado no edital e poderão concorrer a premiação, video-biografias apresentadas por artistas solo nos diversos segmentos de teatro, dança, circo, cultura popular, cultura tradicional, música, audiovisual, literatura, artesanato, artes visuais, entre outros.
Todos os artistas interessados deverão fazer uma Video-Biografia (Filmagem da história de vida do artista), ou obra audiovisual de autobiografia, inédita, com duração entre 5 (cinco) e 20 (vinte) minutos, cujo conteúdo aborda a trajetória de sua vida artística, sua formação, suas influências, suas parcerias e seus projetos realizados, sua atuação como profissional de cultura no Estado da Paraíba, dentre outros aspectos do fazer e saber cultural que registrem, definam ou destaquem seu trabalho especializado na Paraíba.
No próprio Edital, existem sugestões de como fazer o vídeo, inclusive com o passo-a-passo para gravação, onde os artistas deverão responder a perguntas simples da sua própria vida como: a) Qual é o seu nome completo? Usa algum nome artístico? Qual?; b) Onde vive atualmente?; c) Quando e onde você nasceu?; e sua trajetória no mundo artístico.
Chistiane Leal, disse que a Secretaria de Cultura está com uma equipe para tirar dúvidas e esclarecer os artistas interessados de como proceder para concorrer ao prêmio. Ainda reforçou que todo o processo de seleção e aprovação dos projetos, serão executados pela Secretaria de Cultura do Estado.
Segundo Christiane, “os recursos são provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e a seleção dos projetos vencedores será feita por uma banca especial da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, composta por servidores públicos, nomeados em ato publicado pelo Secretário de Estado da Cultura, no Diário Oficial do Estado, sob presidência de um dos membros, da Secretaria de Estado da Cultura, a quem competirá o voto de qualidade.” Concluiu Christiane Leal.Acesse o edital clicando aqui