O Cariri paraibano sempre ganha destaque no Estado, por se tratar de uma terra rica culturalmente, e por ter pessoas capazes de mudar a maneira de viver através da criatividade. Um bom exemplo ambiental encontramos em Caraúbas, a artesã Nilza Cassimiro, uma dessas mulheres que dar vida ao material reciclado, produzindo arte.
Através do Programa de Artesanato de Caraúbas: “Mãos Que Transformam”, a artesã com sua criatividade, é capaz transformar um simples papelão, em uma bela escultura.
“Cada pessoa do planeta tem que fazer sua parte em relação a reciclagem. Nós devemos reaproveitar muita coisa que vai pro lixo. Devemos educar nossas crianças e jovens: não preparar o mundo para eles, e sim, preparar eles para o mundo”, orientou a artesã Nilza Cassimiro.
O trabalho de reciclagem vem crescendo no município de Caraúbas, nota-se que é um processo de consciência ambiental, que cada vez mais ganha força entre a população. E pessoas como Nilza Cassimiro, são protagonistas por desenvolver essa pedagogia do cuidar do mundo.
“A prefeitura de Caraúbas estar trabalhando para que o município melhore no cuidado do meio ambiente. Temos que ficar atentos, aos danos causados a natureza. Eu, estou fazendo a minha parte: garrafas, plásticos, papelões transformo em um belo artigo de luxo”, explicou a artesã a maneira criativa de contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Caso queira, saber mais sobre esse trabalho, o Cariri Em Ação, convida você a conhecer Caraúbas, e vivenciar o Turismo: aventuras e belezas naturais, conhecer os talentos e a criatividade do povo do Cariri!
Redação: Cariri em Ação (Marcos Lima)