A cidade de São Bento, Sertão da Paraíba e que fica a 434 quilômetros de João Pessoa, é conhecida por sua forte produção de redes. Mas ao mesmo que proporciona emprego e renda para a população, a indústria têxtil também pode ser uma “vilã”, caso os procedimentos adequados não sejam realizados. Por conta do grande barulho causado pelos teares, os produtores podem desenvolver problemas auditivos.
De acordo com o otorrinolaringologista Adriano Sérgio, a exposição prolongada aos altos ruídos da máquina de tear pode ocasionar perdas auditivas, das mais leves às mais severas. Ele explicou ainda que é alto o número de pessoas com este tipo de problema na cidade, justamente por conta da ligação com a indústria têxtil.
A fonoaudióloga Aline Queiroga, que pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso a relação entre a perda de audição e a fabricação de rede. Ela atestou que todas as pessoas entrevistadas durante o trabalho apresentaram algum problema auditivo. Porém, ela alerta que, por mais que tenha a ligação, não dá para cravar que todo mundo que tem problema de audição em São Bento tenha alguma ligação com os teares.
“É uma atividade que tem o potencial fator de risco para a deficiência auditiva. Mas tem muita gente que tem problema auditivo e que nunca trabalhou com rede. A gente pode dizer que a cidade em si fornece este fator de risco para a população. A gente sabe que a exposição diária, mais de 8 horas por dia, a este ruído intenso que os teares geram, podem sim afetar a audição”, explicou.
Assim como o otorrinolaringologista, Aline afirmou a importância de se preservar e utilizar os equipamentos de proteção.
“Tem a forma de prevenção, usando o Equipamento Proteção Individual (EPI). Não vai deixar de trabalhar com isto. Toda loja de material de construção vende o protetor. E é baratíssimo”, finalizou.
No último dia 19 de junho, 170 pessoas de São Bento receberam aparelhos auditivos da empresa norte-americana Starkey. Porém, de acordo com Aline, não há como fazer a ligação destas doações com a indústria têxtil.
CARIRI EM AÇÃO
Com Correio da Paraíba /Foto: Google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.