Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ofereceram aos Agentes de Saúde uma capacitação sobre primeiros socorros e técnicas de Suporte Básico de Vida (Basical Life Suport – BLS); que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro, por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente. O encontro fez parte de um cronograma de qualificações e atualizações para os servidores.
Durante o momento, foram repassadas instruções teóricas, posteriormente simuladas por meio de técnicas de socorro para pacientes de emergências e urgências.
“Iniciamos as capacitações com os Agentes de Saúde do município, classe importantíssima da nossa Atenção Básica, pois eles quem têm o primeiro contato com o paciente dia a dia, porta a porta, eles são nossa linha de frente. E é de suma importância saberem os primeiros socorros e demais orientações para quem os procurar”, comentou a diretora do Samu, Anália Aleixo.
Ainda completando a agenda de capacitações, os profissionais do Samu Base Central de Monteiro e descentralizadas passaram por aulas com tema: Biomecânica e cinemática do trauma.
O Samu de Monteiro vem oferecendo capacitações através do NEP – Núcleo de Educação Permanente, todos os meses para profissionais do serviço e das bases descentralizadas que são: Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Livramento e Taperoá.
O serviço de Educação Permanente agora também contempla os demais profissionais do município como Samuzinho na Escola, entre outras categorias, visando à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade (escolas através de projetos sociais), promovendo ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.
Anália Aleixo por fim destacou a importância do momento para aperfeiçoar os atendimentos da equipe local e também de profissionais que atuam em outros municípios. “Ações como essa são de extrema importância para levarmos a experiência e a excelência em atendimento da Unidade de Suporte Avançado em Monteiro para o Samu das demais cidades da nossa região, com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento à sociedade e aumentar a nossa capacitação para salvar vidas”, destacou a diretora do Samu Monteiro.