O governador João Azevêdo (Cidadania) fez uma prestação de contas do seu mandato e os desafios enfrentados na pandemia, em mensagem, durante a sessão preparatória de início dos trabalhos do Legislativo paraibano, nesta terça-feira (2022). Além disso, pontuou ações e projetos que serão executados este ano na Paraíba, dentre os quais os que serão desenvolvidos nas áreas de infraestrutura: como travessias urbanas; na saúde, a construção do Hospital da Mulher; e convênios celebrados com municípios para o programa Paraíba Primeira Infância.
Em pouco mais de meia hora, o chefe do Executivo Estadual destacou ações que permitiram atrair grandes empresas, além disso, preparar o território para trazer ainda mais empresas como a obra de dragagem do Porto de Cabedelo e a construção do Centro de Convenções de Campina Grande. João Azevêdo ainda frisou que a Paraíba bateu o recorde de geração de emprego no ano passado.
Sobre a saúde, João Azevêdo destacou o investimento utilizado para implantação do transporte aeromédico, que é utilizado, quando necessário, para o transporte de urgência de pacientes do SUS. “A Paraíba implantou com os recursos próprios do estado”, disse como acompanhado pelo ClickPB. O governador ainda pontuou sobre a importância do trabalho que colocou fim a fila que existia há anos de pessoas que aguardavam por uma cirurgia. Em 2021 foram 14 mil cirurgias realizadas durante o Opera Paraíba.
Destacou ainda o trabalho desenvolvido pela equipe para vacinar o maior número de pessoas. João Azevêdo ainda destacou ações realizadas em favor da mulher vítima de violência e outras de proteção aos idosos. Citou ainda a criação do programa “Tá na Mesa”, que fornece diariamente refeições de qualidade ao preço simbólico de R$ 1. Além disso, a ampliação de restaurantes populares, que ao chegar em 2019 tinham quatro, e agora chega em 10 municípios, e que juntos com o “Tá na Mesa”, fornecem quase 50 mil refeições diárias.
O governador ainda destacou o programa de auxílio aos órfãos da Covid que foi criado no seu mandato. Frisou ainda que já assinou 104 convênios com os municípios para a participação do programa Paraíba Primeira Infância que atende a mulher desde a gestão até as crianças de até 5 anos, incluindo ações em diversas áreas.
No discurso do governador, ainda pontuou sobre o aumento dado aos servidores público, incluindo os da segurança como os policiais, resolvendo um problema antigo que era a incorporação da Bolsa Desempenho aos salários e frisou que “nós corrigimos esse problema”. Por fim, o governador agradeceu o apoio dos parlamentares que, com eles, foi possível atingir as metas e desenvolver as ações no seu mandato e destacou que “vamos seguir juntos, porque esse é o caminho correto”.
ClickPB