Secretário Geraldo Medeiros considera mais prudente esperar definição da OMS sobre mudança de pandemia para endemia

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse ser mais prudente esperar a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a mudança do ‘status’ de pandemia para endemia da Covid-19. Ao ClickPB, nesta quinta-feira (3), ele pontuou que ainda não há espaço, com os indicadores epidemiológicos atuais, para essa mudança.

“Temos que aguardar a deliberação da OMS. Ainda não há espaço com esses indicadores epidemiológicos. Temos no Brasil 50 mil casos diários e 300 a 500 mortes diárias. Temos que esperar mais que a média móvel regrida e os números atuais ainda não caracterizam endemia”, explicou secretário de Saúde da Paraíba ao ClickPB.

Em relação ao futuro da pandemia nos próximos meses, se haverá novo pico, novo aumento considerável de casos e mortes, Geraldo Medeiros destacou que “não podemos afirmar com toda certeza é que não haverá nova variante. Nenhum sanitarista consegue prever isso.”

Pandemia x endemia

Pandemia é quando um determinado agente se espalha por vários países e continentes. Já a endemia se refere a uma doença recorrente, mas que não tem aumento preocupante no número de casos e a população de uma região convive com ela.

O secretário de Saúde da Paraíba explica que, “na endemia, não temos o risco de colapso da rede hospitalar”, situação que foi vivida na pandemia na Paraíba quando a ocupação chegou a mais de 100% em algumas semanas.