Terá início neste sábado, (19), no município de Caraúbas à escavação do que pode ser o primeiro cemitério indígena do município de Caraúbas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autorizou através de portaria publicada no diário oficial da União da última segunda-feira, a autorização para os procedimentos de escavação.
O secretário da Administração e do Planejamento de Caraúbas, jornalista Eduardo Belo, disse que com o processo publicado, a equipe já está disponível para iniciar neste sábado as escavações que serão coordenadas pelo professor Juvandi de Souza, da UEPB.
Haverá visitas técnicas e pedagógicas por parte dos alunos da rede pública de ensino com a realização de pequenas aulas demonstrando a importância da valorização do Patrimônio Histórico e natural da região.
O secretário acrescentou que existe uma parceria com a secretaria da Educação de Caraúbas, com a SOPSUR e o Turismo. Todo material encontrado durante a escavação, deverá ser levado para o laboratório da UEPB e depois de higienizar, catalogar e tombar. As obras serão repatriadas para a exposição no Museu Histórico e Geográfico que será construído pela Prefeitura Municipal no Centro Histórico da cidade.